Berlim é um destino sem igual para quem quer fazer Intercâmbio na Alemanha
Uma das cidades mais marcantes da história contemporânea, Berlim é um roteiro de turismo e viagens simplesmente imperdível. Mas os atrativos do belo destino não param por aí. Isso porque, quem sonha em fazer intercâmbio na Alemanha e aprender a língua local, encontra o lugar perfeito para alcançar seus objetivos.
Afinal, o que não falta é cultura na bela cidade alemã. Isso porque, além de cartões-postais incríveis, é uma localidade que conta também com escolas renomadas de idiomas e pessoas extremamente diversas. Veja porque você deve pensar em Berlim quando planejar o seu intercâmbio em alemão.
Motivos para escolher Berlim em seu intercâmbio na Alemanha
Aprender alemão, por si só, já é algo excelente por diversas razões. Mas ter Berlim como o local para isso é um catalizador de tais motivos. Veja o porquê:
Se desenvolver em um idioma que vai fazer diferença no currículo
Com diversas multinacionais alemãs com forte atuação no Brasil, ter alguém que fale o idioma nativo da organização com certeza é um diferencial velado. Sendo assim, não fica restrito a quem tem raízes germânicas ter portas abertas por este quesito. Ainda mais em um dialeto tão interessante quanto o berlinense.
Facilidade de adaptação
Se você conhece alguém que foi a Berlim, pode perguntar o que achou da cidade. Com 99% de certeza, essa pessoa vai te dizer o quanto as pessoas são acessíveis e acolhedoras. Ainda mais para quem fala a língua nativa.
Estrutura para viver com qualidade
Quando se fala de Europa, poucas localizações são tão privilegiadas quanto Berlim no quesito estrutura. A qualidade de vida de lá é impressionante.
Tranquilidade para deslocamentos
Ir de um ponto a outro da cidade, mesmo sem carro, é muito mais tranquilo do que parece. Ainda mais quando falamos de uma capital.
Muita cultura para conhecer
Museus, obras de arte, monumentos, restaurantes, bares, parques… Você pode escolher o seu tipo de lazer favorito e encontrar locais excelentes para se divertir por lá.
Diferenças da cultura alemã
Chegar em um lugar novo pede que a gente tenha uma certa noção de como as coisas são feitas para evitar gafes. E a cultura alemã tem pontos bem interessantes a se descobrir.
Forma de andar na rua
Acostume-se, os alemães andam bem rápido quando estão na rua. Inclusive, em calçadas mais estreitas, é importante tomar cuidado para não atrapalhar o fluxo.
As coisas são ditas da maneira mais literal possível
Estamos acostumados a contar anedotas ou usar metáforas para explicar algo. Só que os berlinenses não costumam ser assim. A maioria das coisas é dita ao pé da letra. Ou melhor, em sentido literal. Então cuidado ao tentar traduzir uma frase diretamente do português.
Excesso de protocolos
Existe toda uma educação e um rigor para que tudo seja feito da forma mais correta possível. Até por isso, chega a ser impressionante ver a quantidade de protocolos que os alemães seguem (incluindo quem é de Berlim). Existe quase uma burocracia para muitas coisas.
Menos sorrisos
Não espere por gestos afetados, abraços ou sorrisos fáceis para quem é de Berlim. Mas calma, não quer dizer que todo mundo esteja sempre de cara fechada ou seja pouco aberta. Pelo contrário, quem é da cidade costuma ser extremamente educado e prestativo, só não é tão sorridente assim.
O que é igual
Depois de ver tantas diferenças, não imagine que tudo é o oposto daqui. Pelo contrário, existem dois pontos que se parecem muito com o Brasil. O primeiro deles é o apreço pelos banhos todo dia (algo não tão comum no mundo quanto se imagina). A outra é a paixão pelo futebol.
Cartões-postais que você não pode perder
Agora que você conhece não só os motivos, como a melhor forma de se adaptar a Berlim, está na hora de descobrir quais lugares são imperdíveis enquanto estiver por lá.
Memorial do Muro de Berlim
A queda do Muro de Berlim é um dos momentos mais lembrados dos últimos anos e se tornou um verdadeiro marco histórico. Então conhecer o seu memorial é se sentir parte do que aconteceu três décadas atrás.
Parlamento Alemão
Conhecido como Bundestag, o prédio é imponente e de arquitetura única. O mais impressionante é ver que aquele local não é apenas uma relíquia cultural, mas que realmente está sendo utilizado.
Ilha dos museus
Museumsinsel é um ponto que fica no meio do rio Spree e é prato cheio para quem ama cultura e história. Com exposições fixas e itinerantes, são 5 museus para visitar e muito o que ver.
Memorial do Holocausto
Poucos locais no mundo são tão emocionantes em uma visita quanto o Holocaust-Mahnmal. Então ele não poderia ficar de fora da lista.
Portão de Brandemburgo
Brandenburger Tor é o antigo portal de entrada para a cidade de Berlim e, provavelmente, um dos marcos visuais mais lembrados da cidade. Vale a visita à noite para ver a iluminação incrível do local.
–
Viu como a capital alemã é perfeita para o seu intercâmbio? Sabia que a gente tá com uma promoção sensacional para o seu Intercâmbio na Alemanha?