Como fazer intercâmbio

Postado por Paulo Grassi Em: Destaques, Dicas, Intercâmbio Sem comentários

Tire suas principais dúvidas sobre esse sonho de estudar em outro país

A vontade de ir para outro país e se aperfeiçoar em outro idioma costuma ser gigante. Mas a quantidade de dúvidas que aparecem a partir disso também não é pequena. Existem tantas opções para um futuro estudante internacional que pode ser até difícil de escolher. Mas, calma, a gente te ajuda! Venha com a World Place para descobrir como fazer intercâmbio.

No texto de hoje, você vai: descobrir qual é o melhor intercâmbio para você, saber quais são os principais tipos de programa, entender como escolher o seu destino ideal e ver como funciona o passo a passo de um curso idiomas no exterior. Quer se informar de tudo isso? Então não perca tempo e confira!

Qual o melhor tipo de intercâmbio para mim

Existem intercâmbios para todos os tipos de pessoa em todas as idades possíveis. Desde quem está na adolescência até quem já está na melhor idade pode se beneficiar das vantagens que apenas estudar em outro país pode oferecer.

Para escolher qual é o programa perfeito para você, basta ter uma breve noção de o que cada modalidade de intercâmbio oferece e qual você mais gosta entre eles.

Quer conhecer os principais programas? Então confira a nossa lista:

Como escolher o melhor destino

Sim, com a possibilidade de um intercâmbio, o mundo inteiro está em suas mãos. O programa ideal para você pode estar em qualquer lugar do planeta. Existe toda uma série de fatores que influencia na escolha do destino.

Cultura, idioma local, possibilidade de trabalho, tempo disponível, custo da escola, custo de vida são algumas das variáveis que ajudam a apontar onde há um programa de intercâmbio que atenda às suas necessidades.

Mas, para quem está sem ideia de onde ir, uma pequena lista dos destinos mais procurados por intercambistas brasileiros pode ajudar bastante. Então confira:

  • Canadá
  • Estados Unidos
  • Inglaterra
  • Irlanda
  • Austrália
  • Coreia do Sul
  • Malta
  • África do Sul
  • Nova Zelândia
  • Espanha
  • Argentina
  • Emirados Árabes

Qual é o passo a passo de um intercâmbio

Como existem diversas modalidades de programas, a experiência de estudar em outro país pode acontecer de muitas formas. Mas, para exemplificar e ter uma certa ideia de como funciona, um dos caminhos mais comuns dentro de um curso de idiomas seria o seguinte:

  1. O estudante se matricula no curso por meio de uma agência no Brasil.
  2. A agência matricula o aluno na escola, sem que ele se preocupe com qualquer procedimento relativo a isso.
  3. A agência pode auxiliar com todos os procedimentos para o visto e documentos para embarque (se necessário).
  4. A hospedagem pode acontecer em residência estudantil, casa de família, hotel ou hostel, de acordo com a acomodação contratada.
  5. No primeiro dia de aula, o estudante faz um teste de nivelamento e, a partir do resultado, é encaminhado para a turma adequada.
  6. As turmas podem contar com alunos do mundo inteiro, aumentando a troca de experiências.
  7. O tempo de curso depende de acordo com o tipo de curso em que o intercambista se matriculou e, conforme melhora no idioma, ele pode ser colocado em turmas mais avançados.
  8. As escolas costumam oferecer programações especiais de atividades, festas e passeios adicionais.
  9. Finalizando o curso, o estudante recebe um certificado com a carga horária e o nível do idioma atingido. Caso ele tenha a disponibilidade de datas, em muitos casos é possível aproveitar o tempo viajar para outros destinos.

A importância de se planejar e pesquisar

Agora que você tem uma ideia de quais são os principais programas, de como escolher o seu destino e de como normalmente funciona um intercâmbio, vale ressaltar mais uma coisa: a importância do planejamento.

Existem dois pontos importantes aí. Uma delas é levantar toda a documentação necessária para fazer a sua viagem, de acordo com as exigências do destino escolhido. Outra é se informar ao máximo para não sofrer com a adaptação e aproveitar o máximo de experiências positivas. Tanto com a parte da documentação quanto com as informações, a agência de intercâmbio pode ajudar.

Gostou de descobrir como fazer intercâmbio? Está querendo fazer o seu? Então venha conversar com a World Place e tornar esse desejo em realidade. É só preencher o formulário abaixo que entramos em contato com você:

1 Curtida

1 Comentário

Ainda não há comentários sobre este post. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

Trabalhamos com todos os programas de intercâmbio disponíveis no mercado e alguns serviços exclusivos que somente a World Place pode oferecer.
Escolha seu destino e solicite um orçamento.

Fale conosco

Endereço Rua Dom Pedro I, 891 – Água Verde
CEP 80.620-130 - Curitiba/PR
Telefone Fone/Fax: +55 41 3242-8920
Celular: +55 41 99968-5506
© 2018 World Place - Intercâmbio e Turismo
Conversar
Olá 👋
Como podemos te ajudar?