Viagem para Suíça: Curiosidades que você precisa saber sobre esse país incrível

Você vai se surpreender com a cultura desse destino delicioso que é a Suíça

O Velho Continente é repleto de atrativos e de gratas surpresas. Cada país europeu é único e nos entrega toda uma gama de cultura, hábitos e cidades exuberantes. Ainda assim, existe um local que surpreende por suas características e, com toda a certeza, merece a visita: a Suíça.

Cheio de curiosidades e qualidades sem igual, o montanhoso território da Europa Central é privilegiado por diversas razões. O rico país que faz fronteira com as badaladas França, Alemanha, Itália e Áustria tem encantos excepcionais. Por isso, é um roteiro imperdível. Venha conhecer as curiosidades que você vai encontrar ao chegar na Suíça.

Qual é a língua oficial da Suíça?

Muitas pessoas perguntam: “qual é a língua que se fala na Suíça?”. E a resposta geralmente surpreende: o país tem quatro idiomas oficiais. Sendo eles o francês, o alemão, o italiano e o romanche. 

Mas isso não significa que todo o povo suíço seja poliglota. Na verdade, as pessoas de cada região dominam a língua mais usada na região onde moram. Em geral, para facilitar, dá para dizer que no sul se fala mais italiano, no norte há um domínio do alemão e no oeste o povo usa mais o francês.

Nada abre no domingo

Se em boa parte do Brasil o comércio funciona todos os dias da semana, na Suíça não é bem assim. O primeiro domingo pode dar um pequeno susto, afinal praticamente todos os estabelecimentos fecham neste dia da semana. Então é bom se preparar para um dia sem mercados, restaurantes e, em muitos casos, shoppings.

O que são as placas com nome e data na frente das casas?

Na Suíça, ao caminhar pelas ruas, você vai se deparar com várias placas na frente de casas e apartamentos. Nelas, você geralmente encontra um nome, uma data e alguns desenhos.

Sabe o que isso significa? Que uma criança acabou de nascer naquela residência. Pois é, os suíços ficam tão animados com a notícia de um novo bebê que não avisam apenas para amigos ou familiares. Eles literalmente anunciam para a vizinhança com essas simpáticas plaquinhas.

A Suíça é para quem ama chocolate

O chocolate suíço já é muito famoso – e não é à toa! Marcas que estão nas nossas vidas, como Nestlé, Toblerone, Milka e Lindt, são de lá. Inclusive, a Suíça se destaca não só na produção, mas também no consumo da iguaria. Por ano, um suíço come cerca de 9kg de chocolate. (Só para ter um comparativo, a média brasileira é de cerca de 2,5kg/ano).

Fontes e bebedouros por todo lado

A água é um item de extrema importância no país. Por isso, nada mais comum do que encontrar fontes e bebedouros por onde você passa. Inclusive, são locais extremamente ornamentados e com água cristalina, que estão disponíveis sem custo nenhum.

Carros parados sem placa

Uma coisa que quem é de fora pode acabar estranhando é ver vários carros estacionados sem placa. Mesmo quando não são veículos recém-saídos da concessionária. Isso porque as placas suíças são ligadas a uma pessoa física e não a um automóvel. Por isso, muitos suíços têm uma só placa para dois carros.

Passeando e viajando de trem

A Suíça tem uma das maiores e melhores malhas ferroviárias da Europa. São mais de 5 mil km de ferrovias, com possibilidades de passagens interessantes e paisagens que você não vai esquecer.

Atenção aos custos

Isso não tem como negar, o custo de vida da Suíça realmente não é dos mais em conta. Apesar disso, com um pouco de cuidado, é totalmente possível aproveitar bastante o país. 

Conheça os Cantões da Suíça

Muita gente já ouviu falar sobre os Cantões da Suíça, mas nem todo mundo sabe bem o que significa. O nome pode soar estranho, mas eles funcionam de maneira parecida que os “estados” aqui no Brasil. A diferença é que, por lá, cada Cantão tem independência, legislações e, até mesmo, impostos específicos. No total, são 26 cantões.

E os Alpes?

A paisagem nacional é muito conhecida pelos Alpes. Inclusive, fazendo parte integral da cultura do país. Porém, uma grande curiosidade é que menos de 20% da região montanhosa está realmente na Suíça. Ainda assim, muitos defendem que os Alpes Suíços são a parte mais bonita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima