Como obter a Permissão Internacional para Dirigir (PID)? - World Place

Veja como você pode dirigir em terras estrangeiras 

Em muitas viagens esperamos encontrar comodidade, não é mesmo? Então ter um carro para te ajudar a circular pela cidade ou país pode trazer tanto mais aconchego quanto mais tranquilidade. Mas tendo isso em vista, torna-se necessário observar como é possível dirigir no exterior. Desse modo, muitos países acabam aceitando que o turista use a Permissão Internacional para Dirigir (PID).

Por conta da aceitação de tal documento, é importante compreender mais sobre ele e os meios para obtê-lo. Sendo assim, venha ver mais sobre a PID e tire as suas maiores dúvidas.

O que é a Permissão Internacional para Dirigir (PID)?

A Permissão Internacional para Dirigir (PID) é um documento que apresenta traduções referentes às informações da carteira de motorista. Assim, ela funciona como uma carteira de motorista internacional. Ao usar ela, a pessoa também precisa apresentar a sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A sua PID pode ser traduzida para as seguintes línguas: alemão, árabe, espanhol, russo, inglês e chinês. É importante lembrar que a Permissão Internacional para Dirigir não substitui a carteira de motorista brasileira. 

Vantagens ao solicitar a Permissão Internacional para Dirigir (PID)

Agora que entendemos mais sobre o que é a PID, podemos ver quais as vantagens que essa permissão pode oferecer ao longo de uma viagem internacional. 

Ter uma viagem mais confortável

Conseguir ter um carro à sua disposição durante uma viagem pode deixar ela mais especial e também mais confortável, diminuindo o estresse em pensar como será possível chegar ao lugar desejado.

Conhecer locais mais distantes

Com um carro é possível conhecer outras cidades próximas ou mais distantes de forma mais rápida e aconchegante.

Não depender de outros meios de transporte

Outra grande vantagem é a chance de não depender de outros meios de transporte para chegar em um determinado local. Além do mais, o turista não precisa lidar com ônibus cheios, por exemplo, e a chance de se perder também diminui. 

O processo para conseguir obter a Permissão Internacional para Dirigir (PID)

Compreender o processo para conseguir obter a Permissão Internacional para Dirigir (PID) pode melhorar ainda mais a sua viagem, seja ela a trabalho ou a turismo. Assim, veja a seguir  mais informações sobre esse documento e meios para solicitá-lo. 

Os países que aceitam a PID 

De modo geral, os mais de 100 países que integram a Convenção de Viena chegaram ao acordo de que o turista tem a possibilidade de dirigir em suas terras portando tanto a CNH quanto à tradução certificada (PID).

Porém nem todos os locais seguem esse acordo. Isso ocorre, pois é comum encontrar países que não cobram o uso do documento traduzido. Outro ponto, é procurar mais informações sobre o país de destino e também sobre a locadora de carros, já que dessa forma é possível ter uma compreensão maior sobre cada caso.

Mesmo assim, ter a Permissão Internacional para Dirigir é importante para não acabar tendo problemas no futuro. 

Os países que não aceitam a PID

Mesmo com uma grande quantidade de países que aceitam a PID, é necessário lembrar que tal documento não é aceito mundialmente. Por isso, torna-se necessário verificar como funciona a legislação em cada país. 

Além do mais, alguns países com alfabetos não-latinos, sendo eles a China, o Japão e o Egito, não permitem que turistas brasileiros, por exemplo, dirijam em seus territórios, mesmo que apresentem o documento. Isso se deve ao fato da maioria não entender a sinalização estrangeira. 

Em muitos casos, para conseguir dirigir nesses locais, é necessário tirar a carteira de habilitação local.

Como tirar a PID?

Para tirar a Permissão Internacional para Dirigir, você pode usar uma das três formas a seguir: pela internet, presencialmente ou com empresas que realizam tal serviço. Apenas lembre-se que essa última costuma pesar bastante no bolso de quem deseja obter o documento. 

Já as duas primeiras maneiras irão depender das regras do Departamento de Trânsito do estado em que a pessoa tirou a sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Dessa forma, cada estado pode pedir a emissão da PID de modos diferentes. Mesmo assim, todos vão solicitar que a CNH esteja dentro do prazo de validade e sem nenhum processo de suspensão, mudança de categoria ou cassação.

Validade da PID

De modo geral, a validade da Permissão Internacional para Dirigir funciona do seguinte modo, conforme indicado pelo DETRAN-SP:  

  • CNH com prazo de validade inferior a 3 anos – o prazo de validade da PID será o mesmo da CNH.
  • CNH com prazo de validade igual ou superior a 3 anos – o prazo de validade da PID será de 3 anos.

Está interessado em obter a Permissão Internacional para Dirigir? Agora ficou mais fácil compreender como é possível adquirir esse documento? Conte para a gente e aproveite para planejar a sua próxima viagem.

Invista em você, nas suas experiências e nos seus bons momentos. Preencha o formulário abaixo e comece a planejar o seu próximo embarque:

[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder