Bagagem de mão: tudo o que você precisa saber - World Place

Veja as maiores dúvidas, dicas e medidas para poder levar a bagagem de mão na sua viagem

Viajar é sempre um enorme prazer, mas a hora de fazer as malas pode ser um momento de algumas dúvidas. Afinal, o que colocar em cada tipo de bagagem é sempre algo que causa uma certa pulga atrás da orelha, mesmo para os turistas mais experientes. Fazer uma bagagem de mão funcional e bem organizada não é a tarefa mais simples que existe, mas é algo totalmente possível.

Por isso, vamos trazer tudo o que você precisa saber sobre o que não pode ser despachado em um voo. Venha descobrir o que conta como uma bagagem de mão, tanto em voos nacionais quanto em voos internacionais, e tire suas maiores dúvidas sobre ela.

O que é a bagagem de mão?

Na hora de embarcar na sua viagem, é possível levar junto com você a bagagem de mão. Assim, não é necessário despachá-la na hora de fazer o check-in no aeroporto. 

Além do mais, você não paga nenhum valor na hora de levar a sua bagagem de mão. Independente da tarifa adquirida, é direito do passageiro levar um modelo dessa mala durante os voos. Apenas lembre-se de acomodar a sua bagagem da forma indicada pela companhia aérea.  

Em voos nacionais

Após o estabelecimento de novas normas referentes às bagagens dos passageiros, ficou definido que é possível viajar com a bagagem de mão, a qual deve ter as medidas indicadas pela companhia aérea escolhida, que normalmente seguem o padrão 35 x 25 x 55 cm (comprimento x largura x altura).

Junto a essa bagagem, a pessoa que irá viajar também consegue levar uma bolsa/mochila. É necessário observar quais são as medidas ideais, sendo que o padrão máximo costuma ser de 35 x 20 x 45 cm.

Em voos internacionais

Com as companhias aéreas brasileiras que costumam realizar voos internacionais, as regras com as bagagens de mão costumam não mudar. Então acabam seguindo um padrão semelhante aos voos nacionais.

Já as empresas estrangeiras, necessitam de uma maior atenção, pois cada uma irá solicitar medidas diferentes. Atente-se também ao que pode ser levado nas malas de mão, porque alguns objetos liberados em território nacional não são autorizados nos internacionais. Um bom exemplo são os itens líquidos, que em muitos voos para fora do país, só podem ser levados em frascos transparentes de até 100 ml.

As maiores dúvidas sobre as bagagens de mão 

Na hora de viajar, as mais diferentes questões podem surgir no momento em que você está preparando a sua mala. Por conta disso, buscamos responder as maiores dúvidas sobre as bagagens de mão. 

Consigo levar a bagagem de mão e uma mochila?

Sim, os passageiros podem ir acompanhados da sua mala de mão e de mais um item pessoal, o qual consegue ser uma bolsa de ombro, uma sacola pequena ou uma mochila. Também é possível levar na mão algum casaco, pois assim sobra um espaço nas bagagens.

O que eu não posso levar na bagagem de mão?

O passageiro precisa ter atenção ao organizar a sua bagagem de mão para não levar um susto na hora de embarcar. Assim, alguns itens são proibidos, como: armas de fogo (até mesmo réplicas e armas de brinquedo), líquidos inflamáveis, objetos cortantes, isqueiros, alvejantes e entre outros.

E os líquidos? 

Em voos estritamente nacionais não há restrições quanto aos líquidos na bagagem de mão. Porém, as regras da Anac valem para todos os voos internacionais, assim como as conexões domésticas para embarques para fora.

Todos os itens em forma pastosa ou líquida têm um limite de 100 ml por embalagem. Além disso, a fiscalização é rigorosa com líquidos na bagagem de mão. 

Lanchinhos e as bagagens de mão

Em geral não há proibição para alimentos no avião, porém é importante prestar atenção em cada restrição do país de chegada. Outra dica é evitar alimentos com cheiro forte, afinal o seu voo é em um ambiente fechado.

Quais são os locais para colocar minha bagagem de mão?

As bagagens de mão devem ser acomodadas no bagageiro que fica no compartimento superior da aeronave. Enquanto isso, mochilas e bolsas podem ficar no espaço disponível abaixo da poltrona à sua frente.

Itens essenciais que você deve levar

Uma boa bagagem de mão conta com alguns itens essenciais. Dinheiro, cartões de crédito e documentação devem estar sempre próximos a você. Além disso, os seus aparelhos eletrônicos não devem ser despachados e precisam estar na bagagem de mão. 

Remédios e produtos de higiene também devem ficar à sua disposição. Para finalizar, leve uma muda de roupas a mais para alguma emergência.

Tirou suas dúvidas a respeito das bagagens de mão? Está pronto para embarcar agora? Então aproveite e venha conversar com a gente  para começar a planejar a sua próxima viagem. 

Invista em você, nas suas experiências e nos seus bons momentos. Preencha o formulário abaixo e comece a planejar o seu próximo embarque:

[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder